terça-feira, 5 de maio de 2009

Diigo, Blog, Wiki, OER

Caros Amigos do FIEL 01
De novo na blogolândia e desta vez com mais informação sobre as novas ferramentas de transmissão, aprendizagem e discussão do conhecimento, como as que estão referidas no título deste post e que são sinóninos de uma maior difusão e partilha do que se sabe e é actual.
Talvez sintomático disto seja o facto de hoje em dia quando damos uma aula ou fazemos uma conferência, a pressão para transferirmos/darmos os nossos ficheiros seja maior do que há uns anos atrás, sendo esta atitude principalmente notória nas camadas mais jovens.
E sem dúvida que a Internet e os processos derivados aceleram este comportamento, porque há necessidade de possuirmos o que se sabe e já. Se o conhecimento estiver disponível numa plataforma aberta e que os nossos interlocutores possam aceder facilmente (e se calhar até proceder à sua actualização), tanto melhor.
As ferramentas com que contactámos até ao momento permitem tudo isto, mas as Open Education Resources (OER) ou Recursos Educacionais Abertos (REA) podem fazer a diferença no sistema de Ensino Universitário, ao conjugar todos os outros de cariz mais individual ou grupal, para outros de cariz institucional com conteúdos disciplinares próprios disponíveis para qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo. Vamos ver alguns destes aspectos na mensagem seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário